terça-feira, 2 de julho de 2013

Manifeste-se na Moda.

A tal da Moda é sorrateira mesmo... Até dos Manifestos e Protestos Brasil a fora ela se apropria. Ou foi o contrário? Os manifestos que "assolam" o país desde meados do mês de junho é que viraram Moda? 
É uma questão de ponto de vista? Ou um caso a ser analisado cientificamente? 

Facebook: Jacque Tamboo

Não vamos julgar as razões que levam milhares de brasileiros às ruas. Razões muito plausíveis, diga-se de passagem, mais investimentos na educação, na saúde, melhorias no transporte público, reforma política, entre outras. 
A questão aqui são as sucessões de passeatas, manifestos e protestos que estão ocorrendo dia após dia, em vários estados diferentes, de formas distintas, mas com uma "estética" bem parecida: Manifestações pelas redes sociais, rostos pintados, (quando não mascarados) cartazes criativos, hino brasileiro, mochilas nas costa, gritos de guerra... (Guerra?!).  

E quer queiram, quer não, a Moda reside nisso: Repetição, massificação. E quem ousa dizer que os Protestos não se espalharam através de repetição? Uma cidade que repete o que a outra fez e assim por diante... Resultado: Massificação das Manifestações. 
E o comércio? Ah! O comércio adora isso! 

Fonte da imagem.

Então, digamos que o "patriotismo" esteja na Moda. 
E se falarmos agora da vitória da seleção brasileira na Copa das Confederações, aí é que veremos quantos patriotas se manifestam...

Até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...